Por Paty Juliani
Desde que minha pequena nasceu, ela acompanha a irmã nas nossas idas ao teatro. Como somos quatro e raramente saímos separados, eu e meu marido nos revezamos em cuidar da mais nova, durante a peça. Ela já dormiu no colo, já entramos com carrinho na sala, já tivemos que sair para trocá-la, acalmá-la, etc. E, no meio do caos, tudo se resolve. Nunca deixamos de levar a mais velha ao teatro por causa da irmã. O problema é conseguir entreter as duas, com idades diferentes. Algumas peças, apesar da classificação ser livre, não funcionam.
Vou aqui mencionar as duas últimas peças que funcionaram com as minhas duas filhas.
A primeira se chama “A Rainha Procura”, da Cia do Quintal. A história original de uma rainha de jogo de xadrez, que começa o espetáculo chorando e termina sorrindo, conquistou minhas meninas. Os atores trabalham com improviso, através de melodias. A platéia participa o tempo inteiro. Adorei cenário e figurinos. O espetáculo rendeu tanto que minha filha mais velha quis brincar de improviso em melodias por semanas. E a mais nova ficava enlouquecida e balbuciava junto a melodia da peça. Foi sucesso absoluto.
Está em cartaz no Teatro Alfa, em São Paulo até o dia 01/06. http://teatroalfa.com.br/espetaculos/A-RAINHA-PROCURA
A segunda é “Círculo das Baleias”, da Cia Pia Fraus. Outra linguagem e estética, mas que também agradou muito. Os atores utilizam a manipulação de bonecos para contar como funciona o ciclo das baleias e as condições para sua sobrevivência. As crianças adoram. No final, querem ir ver de perto a Baleia Jujuba e seu amigo pingüim. E os pais aproveitam para tomar um café naquele delicioso lugar, no centro de São Paulo, antes do espetáculo começar.
Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, até 27/07 http://culturabancodobrasil.com.br/programacao/teatro/circulo-das-baleias