Vínculos são presentes pra vida

por Rita Durigan

Gostamos de escrever e falar sobre vínculos, como você já deve ter percebido, né?! Porque acreditamos que é através deles que nos conectamos com nossos filhos pra vida. E que os conectamos com a vida também. Desde os primeiros dias, ainda no ventre materno. Ou dos primeiros contatos, em caso de adoção.

Mas, como em tudo nesse voo chamado criar, não há uma receita simples como a de um bolo. Aliás, fazer um bolo é um exemplo de algo simples que abre caminhos para a criação de vínculos. E foi essa tradição que estamos criando em casa, de levantar cedinho e assar um bolo no dia do aniversário da minha filha – o sabor ela escolhe -, que me inspirou pra esse post.

image

Hoje, dia 3, ela faz 4. O tempo voa! E estar na cozinha é uma das formas que temos de estar pertinho ao longo desses anos, enquanto ela cresce. Eternizando memórias e sensações que vão nos acompanhar pra sempre. Mesmo quando a atividade é apenas mais um ítem a ser checado na minha lista de afazeres domésticos… pra ela é sempre festa, interação e superação.

É preciso ter em mente que vai demorar mais do que o tempo que você levaria pra cozinhar sozinha; que vai fazer mais bagunça e sujeira (e eu sou “meio” neurótica com isso e vou tentando aprender a pegar leve…). Mas tendo essa consciência e encarando tudo como as crianças encaram, de forma simples e alegre, até nossas tarefas podem ficar divertidas. E não viram frustração.

Aliás, pode parar se você está aí se achando a pior pessoa do mundo por não saber cozinhar ou detestar a ideia de ir pra cozinha com criança. Particularmente, eu recomendaria tentar 😉 E se for mesmo, não se esqueça de um ingrediente que meu pai sempre me ensinou: uma pitadinha de amor.

Mas você não precisa. Existem inúmeras e particulares formas de criar vínculos. E eles precisam ser sinceros, de verdade, seus.

Vínculos são ligações que conectam alma, mente, coração. São momentos preciosos que dedicamos as nossas relações, mas precisam ser construídos, regados, cuidados. E quanto mais cedo eles forem criados, mais eternos serão e mais profundos serão guardados.

Olhe pra você e seus filhos hoje. Pra vida e o estilo de vocês. Mas olhe hoje, não deixe para amanhã. Não espere o aniversário… olhe agora. O que torna vocês mais parte um do outro? O que faz com que vocês sorriam livres e juntos, sem medos ou cobranças? Observe e invista em momentos assim. Crie seus próprios vínculos, tradições e momentos. Essa é uma doce maneira de celebrar e perpetuar a vida dentro de nós mesmos e daqueles que temos a missão de cuidar e amar. 

PS. Esse post eu dedico à Valentina, serzinho que mudou completamente minha vida desde que a desejei; que me ensina todos os dias, nos momentos de alegrias e nos de cansaço também. Que me inspira e enche de amor. Que me faz criança de novo! Todo meu amor por você, minha linda menina!

E à Dede Lovitch, companheira, amiga e parceira nesse blog e na vida. Que também faz aniversário hoje.

Quer saber, dedico à mim tbm. Que devo merecer muito por ter pessoas assim na vida! 😉 ❤

Um feliz dia pra todos vocês!

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s