O que gostamos – música CD “Abra a Roda tindô lê lê”

Por Paty Juliani

O CD “Abra a Roda tin dô lê lê” é um disco de Música Tradicional da Infância. Nele, há um vasto trabalho de pesquisa, de canções para brincar, de vários estados do Brasil. Há Roda de Versos, Brincadeiras melódicas e ritmadas, Contos Populares e Cantigas de Ninar. O encarte (que é tão lindo quanto o CD em si), traz a letra das canções, como se brinca e quem ensina a brincadeira.
Um trabalho de pesquisa primoroso de Lydia Hortélio, com participação das crianças da Casa Redonda, Meninas do Zabumbau e Antonio Nóbrega.
Lydia é etnomusicóloga e educadora. Estudou piano e canto orfeônico em Salvador. Continuou sua formação na Europa (aprofundando seus estudos de etnomusicologia na Universidade de Berna) e, de volta ao Brasil, passou a registrar e catalogar as manifestações de música folclórica. Fundou a Casa das Cinco Pedrinhas, instituição de pesquisa e difusão da Cultura da Criança e da música brasileira. Como conselheira do Centro de Referência Integral de Adolescentes, em Salvador, desenvolveu um programa para formação de Educadores Brincantes, preparando jovens de diversas comunidades da capital baiana para utilizar os brinquedos e jogos na educação infantil.
“Abra a Roda tin dô lê lê” é um CD para ser ouvido, visto e brincado.
Um registro primoroso da infância brasileira que deve ser preservado, divulgado e compartilhado.
Nós amamos!

“Agora, uma palavrinha final sobre o valor e a importância da Música Tradicional da Infância como patrimônio maior, aquilo que de mais sensível e fundamental possui a cultura de um povo. Nela estão encobertos os arquétipos, as características estruturais e poéticas da língua mãe musical em seu nascedouro. A consciência desse fato nos impõe a necessidade de seu cultivo, a atenção que ela merece para a afirmação de Brasil, para o gozo do chão espiritual comum sobre o qual poderemos construir a Nação que sonhamos.” Lydia Hortélio

Obs: Este post foi publicado em 11.02.2016 mas poderia ter sido escrito hoje.

cd

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s