O que gostamos – Histórias de ninar para garotas rebeldes

por Rita Durigan

Valentina ganhou do Papai, no aniversário de 4 anos, a versão em inglês: “Good Night Stories for Rebel Girls”, já que moramos nos Estados Unidos. “Acho que você e a Mamãe vão gostar desse presente”, disse ele. E como!

O livro traz histórias de mulheres e meninas que se destacam(ram) pelo talento, persistência, apesar das dificuldades e preconceitos. A pintora Frida Kahlo, a ativista Malala, a cantora Maria Callas, a poeta e cozinheira brasileira Cora Coralina, entre tantas outras personagens da vida real, não tão conhecidas como elas e que fizeram e fazem a diferença no mundo seguindo seus instintos e o próprio coração. Tem de espiã a pirata, política, modelo, cientista, médica, astronauta, surfista – como a brasileira Maya Gabeira. Uma variedade de perfis e profissões que nos fazem pensar no potencial que o ser humano tem. INCLUSIVE, o ser humano feminino, não é mesmo?! E porque seria diferente?!?

São histórias curtas, simples, mas ricas de detalhes encorajadores e sinceros.

Virou nossa leiturinha preferida antes de dormir. Escolhemos as personagens da noite juntas. Algumas ela diz: “essa o Papai já me contou, Mamãe.” E dá detalhes. Releio sozinha depois. Ah, apesar de ser em inglês, ela sempre pede: “em português, Mamãe.” O que faço bem feliz. Afinal, essa é nossa língua “mãe” e é nela que nos sentimos confortáveis 🙂

Mais do que só leitura, os temas viram assunto em vários momentos, inclusive antes de dormir. Rendem comparações com a vida real e me ajudam a enxergar como minha menina está crescendo e criando valores, aprendendo coisas que vão acompanhar ela pela vida. Assim como me fazem ver como a gente ainda tem um longo caminho a percorrer se quisermos mesmo igualdade. Ainda há tanto preconceito a ser tirado de dentro da gente. Tantas pequenas atitudes a serem mudadas em nossas casas… e esse livro, sim, é um grande passo! Mexe com a gente.

Fiquei pensando no título e acho que não deveria ser “para garotas” ou “for girls”. É um livro pra todos. Incentiva tanto uma menina quanto pode incentivar um menino e ainda gerar a consciência do respeito e da necessidade de que tenhamos, de fato, direitos e oportunidades iguais. É sim um livro para meninas e meninos. Para seres humaninhos em formação e para nós, que estamos ajudando eles a crescerem para o futuro.

Dei uma pesquisada pela versão em português: “Histórias de ninar para Garotas Rebeldes” nas livrarias brasileiras online e os preços variam entre R$ 60 e poucos e R$ 70. Aqui custa U$ 35. Sei que é um dinheirinho suado pra muitas de nós, mas preciso dizer que vale o investimento. 😉

 

3 thoughts on “O que gostamos – Histórias de ninar para garotas rebeldes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s