por Rita Durigan
Existe coisa mais gostosa que aquelas lembranças que nos levam de volta para momentos felizes de nossa infância? Foi exatamente o que senti quando reli esses 3 livrinhos para minha filha, 4 anos e meio, e minha sobrinha, de 3 anos.
A medida que fui relendo, fui revivendo as sensações que essas historinhas me traziam quando pequena.
Eles falam de animaizinhos que saem para explorar seu mundo. Que se aventuram para descobrir o que nem bem sabem que estão a procurar. E que acabam voltando pra casa onde são felizes e podem viver em paz. Coincidência ou não, li dias antes de voltar pra casa, nos Estados Unidos, depois de duas temporadas visitando a família no Brasil. E elas me fizeram pensar também de uma perspectiva adulta e mais madura.
Também fiquei feliz ao ver minha letrinha escrita nos livrinhos com os nomes de cada animalzinho – onde está meu nome é a letra da minha mãe. E pensei em como é importante deixar as crianças interagirem com os livrinhos e brinquedos. Em como um rabiscos ou palavrinhas NÃO estragam livros, mas eternizam momentos que jamais vão voltar. Minha filha ficou encantada ao descobrir que eu criança tinha deixado minhas marcas ali. “Queria conhecer você criança, Mamãe”, chegou a pedir. Expliquei que ai não poderia ser sua Mamãe. “Só irmã, né?!”, disse ela. É. Só irmã.
Os livrinhos são muito antigos, da coleção Recreio Infantil, da Edições Melhoramentos. Não sei se existem mais. Procurei na internet e não achei. Se alguém encontrar, vou adorar saber 😉
PS. Mãe, obrigada por esses tesouros. ❤