O que gostamos – “Meu amigo faz iiiii” (por Cintia Reis)

por Cintia Reis (convidada especial para o Criarcomasas.com)

Hoje, 2 de abril, é comemorado o Dia de Conscientização sobre o Autismo e também é dia da Literatura Infantil. O melhor é poder juntar os dois temas em um post só: esse foi o convite que a Rita me fez. Que alegria. Pode me convidar todos os anos.

O livro que indico é “Meu amigo faz iiiii”, da Andréa Werner. Conta a história de amizade entre a Bia e o Nil, um menino sapeca que está dentro do espectro autista. Mas o melhor, se passa no ambiente escolar e a pessoa responsável por facilitar este laço de amizade é a professora. Um livro lindo, leve, que vai direto ao ponto, e que mostra que os adultos são os responsáveis por fazer esta aproximação, a mais natural possível, como deve realmente ser. Um excelente instrumento para professores, escolas, centros de educação, obterem e utilizarem na conscientização das crianças.

Mas a Rita me convidou porque tenho uma sobrinha, e afilhada, que é como o Nil. O nome dela é Marina, tem quatro anos e também é muito especial.

Este ano Marina encarou o desafio de entrar em um novo colégio, lá em Recife, onde ela mora. Um colégio estruturado, com profissionais dispostos a trabalharem junto com a família. Isto é essencial. Marina é privilegiada: é acompanhada por ótimos terapeutas, psicólogos, pedagogas, entre outros anjos. Infelizmente, ela é exceção. Nosso país precisa caminhar muito para uma educação especial INCLUSIVA, com letras maiúsculas.

Porém, esta convivência natural com crianças especiais não pode se limitar a sala de aula. Tem que ser incentivada e falada dentro de casa. A Marina é prima da Celina, minha filha. A Celina mora no Rio de Janeiro e a Marina em Recife. A Marina tem quatro anos, a Celina tem 1 ano e 7 meses. Um dia eu perguntei pro meu marido se a Celina iria amar a Marina, e ele disse que sim, porque nós iríamos ensinar. E minha menina não tem nem dois anos e todo dia pergunta pela “Mama”. Quando elas se viram no aeroporto neste feriado da Páscoa, foi uma excitação das duas partes. Bom, acho que eu e o Gui estamos fazendo a nossa parte.

Marina e Celina já têm o livro “Meu amigo faz iiiii”; também já enviamos para as professoras delas.

Com isto, deixo como mensagem neste dia de conscientização sobre o autismo: o incentivo à convivência. Na escola, na família.

-Cintia, obrigada por aceitar estar aqui com a gente pra falar de uma causa tão importante e pela qual você tem se dedicado tanto. ❤️ 

One thought on “O que gostamos – “Meu amigo faz iiiii” (por Cintia Reis)

  1. Andréa Rates diz:

    Muito bom texto!!!! Feliz pela família de Marina!!! Muito pela vovó Ivone q deve estar toda inchada pela Marina, pela Cintya, pela Celina, Gui……. feliz pelas novas gerações: mais comuns, mais aceitas, mais iguais….. mais felizes…….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s