por Rita Durigan
Valentina ganhou “A Cinderela das Bonecas” de duas amiguinhas, mas a mãe delas, minha amiga também, incluiu um recadinho pra mim na dedicatória das meninas: “uso a vovó neném em várias ocasiões. Você irá me entender quando ler ;)”. Entendi.
A gente tem falado muito sobre as armadilhas de sempre dar uma coisinha ou outra pras crianças. Um presentinho, uma coisinha legal. Ainda mais morando aqui, nos EUA, onde tudo é ainda mais fácil e barato. Sobre nossas lutas diárias para resistir aos pedidos e ensinar que não é tudo que podemos ter na hora que queremos… Educar não é fácil. Custa muito mais dedicação, atenção, revisão de conceitos, do que dinheiro – que também custa, claro.
Voltando ao livro de Ruth Rocha, ilustrado por Mariana Massarani – que tem um blog de desenhos, ele traz o personagem da Vovó Neném que gosta muito de crianças e, com sua presença e dedicação, vai ensinando as crianças a aprenderem sobre a vida. Pra justificar o começo desse post – e um pequeno spoiler do livro -, ela recicla brinquedos, entre eles bonecas, o que a dá super poderes de fada de transformar o velho em novo. E nos ajuda a educar para um mundo mais sustentável. Educar as crianças e a nós mesmas 🙂
O livro é da Editora Salamandra e faz parte da coletânea Biblioteca Ruth Rocha.