O que gostamos – Maya Angelou com Basquiat

 

por Rita Durigan

Ganhamos de uma amiga, Valentina e eu, um livro lindo de ler e ver. “Life doesn’t frighten me” – a edição em português é “A vida não me assusta” – com o poema de Maya Angelou. Não bastasse, o livro, editado por Sara Jane Boyers, é ilustrado com obras de Jean-Michel Basquiat.

Tenho lido e me apaixonado cada vez mais por Maya Angelou (escrevi aqui sobre Mamãe & Eu & Mamãe). Mulher forte, que venceu todas as dificuldades que a vida lhe impôs e cresceu, em todos os sentidos, deixando um legado de textos e exemplos a serem seguidos. Esse poema, pra quem sabe um pouco da vida dela e de como ela chegou onde chegou, vivendo tantos anos de tantos momentos difíceis, tem uma força e uma potência inspiradoras. Inclusive, e principalmente, quando você enfrenta seus próprios momentos difíceis, como no que ganhamos o livro.

E os trechos dele foram muito bem ilustrados com a arte de Basquiat, que morreu tão jovem, mas deixou seu legado nesse mundo também.

“São diferentes os desenhos dele, né Mamãe? Eu gostei!”, disse Valentina, quando li pra ela pela primeira vez. Ela sabia um pouco da história de Maya Angelou, poeta, escritora, ativista pelos direitos humanos, professora, e que foi de quase tudo um pouco na vida. Contei sobre Basquiat – cuja história também descobri nesse livro -, com a leveza que uma criança de 5 anos merece, mas sem esconder que nossas escolhas tem consequências e por isso ele “virou estrelinha” tão jovem. Não fosse isso, poderia estar até hoje nos presenteando com seu talento.

Com pouca ou muita idade, ambos nos deixaram obras e artes lindas. E juntos entraram pra nossa lista de livro que amamos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s