O que gostamos – Você pode plantar e comer alimentos orgânicos

por Dede Lovitch

Meu pai está morando no sítio, nosso sítio querido que temos desde os meus 5 anos, brinquei e ainda brinco muito lá e agora meus filhos estão aproveitando.

Temos vários canteiros na horta e sempre escolhemos um ou dois para plantarmos nossas verduras e legumes. Aproveito a ocasião para introduzir novos sabores aos pequenos, já que eles se sentem empolgados para experimentar os produtos no dia da colheita.

Mas o melhor desse “o que gostamos” da semana é que você pode plantar aí na sua casa, num vaso ou numa caixa de madeira. Você pode seguir os mesmos passos que fizemos na nossa horta.

1 – Use composto orgânico (Composto orgânico é o produto utilizado para substituir a terra, pois é um produto rico em nutrientes, alto poder de retenção hídrica e condicionador de solo) em cima de uma camada de terra. Se for num canteiro, pode ser dois dedos de composto em cima da terra, se for um recipiente menor, pode ser tudo composto orgânico.

IMG_2734

2. Espalhe o composto orgânico em todo o canteiro e deixe a superfície lisa, bem lisinha mesmo, sinta a terra com seus dedos e dissolva as bolinhas empedradas, transfira seu pensamento para esse momento, conecte sua energia com a energia da terra e peça licença e permissão para plantar seu alimento ali.

IMG_2736

3- Agora seu canteiro está pronto para o plantio. Você pode usar sementes ou mudas, nesse dia usamos mudas, O Bernardo e Constance seguiram um ritual próprio para colocar as mudas no seu novo território; deram-lhes um beijinho antes de colocá-las na terra e pediram que crescessem fortes e felizes.

4 – Fazemos buracos com um pedaço de bambu, as fileiras tem em torno de 20cm de distância umas das outras e cada muda na fileira fica distante mais ou menos 15cm.

5 – Se você estiver usando um vaso ou caixa, as distâncias continuam sendo as mesmas, pois as plantas precisam desse espaço para se desenvolverem.

50-600-horta-g

6 – Você pode plantar vários tipos de hortaliças na mesma horta ou vaso, nesse dia plantamos: alho poró, jiló, mostarda e alface americana.

IMG_2741

Pronto, agora é só aguar e esperar crescer. Eu vou mostrar pra vocês os repolhos que plantamos há três semanas e que estão lindos que só.

O plantio em família ou entre amigos é uma ação acima de tudo de amor. Promovemos a integração, a tolerância e a paciência. Cultivamos os laços e fortificamos os vínculos, estamos juntos, nos sentimos parte da natureza, aprendemos a respeitá-la. Criamos a oportunidade de consumo de um alimento mais saudável e mostramos às crianças que sempre é possível fazer diferente.

Criar com Asas para um mundo melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s