O que gostamos – girls rock camp

Por Paty Juliani

Moramos há 4 anos em Sorocaba e, desde que cheguei, escuto falar do Girls Rock Camp Brasil. Este é um acampamento diurno de férias de verão, com vivências musicais, exclusivo para meninas de 7 a 17 anos. Nele, durante 5 (cinco) dias, as meninas aprendem a tocar um instrumento, formam uma banda, compõe uma canção autoral e fazem uma apresentação ao vivo. O projeto foi idealizado, criado e é conduzido por Flávia Biggs, junto com uma linda equipe de voluntárias e parceiras.
Além das aulas de música, há oficinas e workshops que ajudam as meninas a criar a letra da música, o logo e a identidade visual da banda.
É um projeto desenvolvido pela sociedade civil independente, sem fins lucrativos, com o objetivo de fortalecer laços de solidariedade entre as meninas e empoderá-las na condução e protagonismo de suas vidas.
Ano passado, minha filha mais velha fez 7 anos e tentei inscrevê-la. Conseguimos a vaga de baixo mas ela abriu mão porque “sou baterista”. Tentei convencê-la que a experiência de estar ali já seria incrível mas respeitei sua vontade. Este ano, conseguimos a tão sonhada vaga para a bateria (eba!!!!!!!). Foi uma semana de muita troca, aprendizado e alegria.
Durante a semana, além das atividades relacionadas com a banda, elas tiveram oficina de Defesa Pessoal; Direitos Humanos; Mulheres na Música; Ancestralidade e Resistência; Fanzine e Serigrafia.
Estive no Sindicato dos Metalúrgicos durante toda a semana e vi cenas e falas preciosas das meninas enquanto as atividades não iniciavam (ou quando já tinham terminado). O espaço criado pela equipe estimula o empoderamento e fortalece a auto estima das meninas. Todos os dias, na entrada e na saída, o hino do acampamento era cantado, com todas dando as mãos (“todas as meninas reunidas, vamos lá!…”). Eu me emocionei várias vezes e vi a importância que este trabalho forte e potente tem na vida dessas meninas.
Além do acampamento de meninas, há o Lady Rock Camp, visando o empoderamento de mulheres através da música (no formato similar ao do girls rock camp).
O Girls Rock Camp Brasil é um projeto autônomo e, além do voluntariado, há outras maneiras de ajudar, como por exemplo, doação em dinheiro, materiais e instrumentos. Para maiores informações: http://www.girlsrockcampbrasil.org; http://www.facebook.com/girlsrockcampbrasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s