Tristeza!

Por Paty Juliani

Há muito tempo conversamos sobre fazer viagens de carro com nossas filhas, atravessando e conhecendo outros estados, para entender e aprender mais sobre o nosso país. E, em setembro de 2018 resolvemos fazer essa nossa primeira viagem longa, de carro, com nossas meninas. Escolhemos Minas Gerais. O Palmeiras ia jogar, era semifinal da Copa do Brasil e eu sempre quis ver as belezas desse lugar. Conversamos que alguns lugares próximos de BH ficariam para outra oportunidade (cidades históricas e Capitólio) e definimos que iríamos para Inhotim, com pouso em Brumadinho. A viagem de nossa parceira Dedé Lovitch, relatada aqui, era um grande estímulo (https://criarcomasas.com/2016/07/23/a-experiencia-inhotim-com-as-criancas-um-mundo-de-sensacoes/).
Lá fomos nós! Depois de 2 dias em BH (jogo do palmeiras e passeios pela capital), partimos para Brumadinho. Foram 4 dias hospedados naquela cidadezinha receptiva. Pousada simples, comida caseira e pessoas hospitaleiras. Passamos 3 dias indo para Inhotim. Lá, vimos esquilos subindo em árvores, instalações gigantes, obras expostas no parque e plantas de diversas espécies. Lá, descansamos nossos corpos olhando para o lago e sentamos na grama para relaxar. Conversamos sobre artistas, obras, impressões e tantas outras coisas. Vimos um Brasil forte, intenso e pulsante. Vimos histórias, memórias e possibilidades. Um Brasil que nem todos os brasileiros conhecem mas que muitos estrangeiros tinham descoberto.
No caminho para Inhotim, em um desses dias, observando Brumadinho, meu marido fala:
– Eles deveriam cuidar melhor desse lugar. Tudo aqui é tão importante mas parece esquecido, assim como a maioria dos lugares que a gente vê longe de São Paulo.
Eles deveriam…eles sempre deveriam…
Foram quatro dias intensos, de absoluto aprendizado e que ficarão guardados para sempre em nossas memórias e nossos corações.
E hoje, estamos em choque. Em absoluta tristeza. Pelas famílias que lá habitam. Pela ganância e omissão. Pelo descaso com a nossa terra e a nossa gente. Pelos crimes cometidos.
Esse post é a maneira encontrada por nós para mostrar a indignação que sentimos. A dor pelo que foi perdido. Pelas vidas que se foram e as que ficaram.
Que Brumadinho consiga se reerguer. Que as famílias encontrem um alento e que os culpados (todos eles), paguem por mais essa atrocidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s