O que gostamos – Uma criança única

por Rita Durigan

Uma criança única é um livro sem palavras e que traz solidão e ternura na quase ausência de cores. Uma ficção inspirada nos sentimentos reais da menina que, aos seis anos, é colocada sozinha no trolebus que a levaria para a casa da avó, adormece e passa do ponto. Quando acorda, assustada, resolve seguir os trilhos de volta, até chegar a uma rua familiar. Três horas depois, está salva.

Mas isso está apenas na nota da autora, Guojing, que nasceu nos anos 80, na China, quando e onde vigorava a política do filho único, e quando e onde era comum deixar crianças sozinhas enquanto os adultos tinham outros afazeres. “Pertenço a uma geração de crianças solitárias”, diz.

Na história, ir para a casa da avó sozinha é uma escolha. E ela dá vida aos sentimentos através de seu amigo cervo misterioso, uma floresta e um mundo novo bem distante de casa.

63E0741E-8685-4D38-AB33-82BA579B3875

A autora afirma que aprendeu com a vida como é fácil se perder, mas que se olharmos com bastante atenção, sempre haverá um caminho que nos levará de volta para casa. Um livro para todas as idades, selecionado pelo New York Times entre os melhors livros infantis.

Lemos em português, emprestado por uma amiga e seu filho. Vi que o preço para comprar online no Brasil pode variar de R$ 40 a R$ 60, então vale pesquisar. Editora: V&R.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s