por Rita Durigan
Fico sentindo aqui de longe o clima de Carnaval brasileiro que eu adoro. Aqui nos Estados Unidos não é Carnaval. Tem até coisa legal pra fazer (dica no Facebook do Criar com Asas), mas é diferente. Me imagino produzindo coisas pra minha filha curtir essa festa, como minha mãe fazia na minha infância. Adorava as fantasias que ela criava, costurava… Eu não tenho o dom dela, mas me arrisco um pouco.
Pra minha alegria, essa semana celebramos o Dr. Seuss, provavelmente o mais importante autor da literatura infantil norte-americana. Sexta, 1 de março, ele faria 115 anos se estivesse vivo. As crianças podem ir pra escola vestidas com inspirações em seus personagens. Na sexta a dica é escolher entre o red e o blue, ou o número One ou Two, o que nos leva aos personagens Thing 1 e Thing 2 (na foto ai de cima, tirada na Disney).
Encontrei a camiseta pronta pra comprar, mas achei cara. Peguei uma camiseta antiga; usei cartolina branca, pincel atômico preto, tesoura, linha e agulha. Peguei a imagem do símbolo na internet, recortei o círculo na cartolina e contornei. Rascunhei as letras e o número com lápis e cobri com o pincel. Costurei na camiseta. Na verdade, alinhavei (aquela costura mais simples e grosseira que vai sair fácil depois).
Dá pra fazer com os símbolos dos super-heróis preferidos das crianças, com um emoji que elas curtam, ou algo que elas mesmas criem. E completar a produção com outros adereços e coisas que encontramos em casa mesmo. Ou feitos de papel, canudo, papel laminado, lã, linha… o que sua imaginação e dispensa permitirem 😉
Eu fiz sozinha essa, por conta do tempo. E não levou mais do que 20 minutos. Mas poderia ter feito com Valentina. Ia levar mais tempo, com certeza. Mas seria muito mais divertido.
Dá pra fazer pra família toda ou pra um grupo de amigos e a diversão de Carnaval começa antes mesmo de vestir a fantasia. Além disso, a gente aprende junto sobre criar, sobre o fazer manual, a importância de reciclar, de não comprar tudo a toda hora, de economizar e de preservar. Quanta coisa boa!
Dica: No stories do Instagram @criarcomasas eu fiz quase um passo a passo e furei a cartolina antes de costurar. Mas cartolina fura fácil e não precisava ter furado antes. Eu acabei não usando os furinhos e fiz outros durante a costura.
Se você fizer a sua, mande pra gente (criarcomasas@gmail.com) que postamos no nosso stories.
Boa folia!