Receita de Mãe – Sucão da Mamãe

por Rita Durigan

Essa é a estreia da coluna Receita de Mãe. Toda semana vamos tentar trazer receitas de tudo que você possa imaginar, desde que seja, assim, … de mãe. Vai ter coisa elaborada e coisa simples. Coisa séria e coisa nem tanto. Coisa saudável e coisa que é só gostosa. Dicas que salvam a refeição de um dia corrido e dicas daquelas refeições que vão tomar todo seu dia. Vai ter de tudo nesse caldeirão e pode ter receita sua, por que não?!

Aproveitando o pós-Carnaval e a necessidade de voltar pra rotina, hoje é dia do:

SUCÃO DA MAMÃE

B10E16F1-8AA9-42E6-80D3-F1847CA201EC

Ele começou a ser feito há mais de um ano aqui em casa. Seguindo um tratamento de medicina integrativa, meu marido recebeu a receita de um suco. Mas ela tinha regras, quantidade e tipo de vegetais e frutas a serem incluídos. As regras me assustaram um pouco, mas gostei da ideia de começar o dia com um suco cheio de energia, nutrientes e vitaminas.

Decidi que faria do meu jeito. No começo Valentina resistiu. É um suco grosso, feito sem coar. Mas nos vendo tomar todo dia, resolveu provar. Hoje é a maior fã. Se viajamos ela sente falta do sucão. Todos nós. Quando voltamos, o sucão é parte da alegria de estar em casa. Se o pai viaja a trabalho, enquanto tomamos o sucão pela manhã ela sempre diz: “tadinho do Papai, não vai tomar sucão hoje.”

Leva um tempinho pra preparar? Sim. São uns 10 minutinhos da minha manhã atribulada. Mas já entrou pra rotina. E, confesso, alivia bastante minha consciência de mãe preocupada com uma alimentação saudável. Sei que só ali já ingerimos muita coisa necessária para o dia todo 😉

INGREDIENTES:

Vou contar os meus, mas aconselho adaptar aos gostos da sua família, a alguma necessidade específica, e, claro, ao que tem na geladeira.

Minha base é sempre laranja. Costumo usar 1 por pessoa. Na maioria das vezes, principalmente no inverno, incluo 1 limão. Ou meio. Tudo espremido na hora.

Bato (por um tempinho) no liquidificador com:

-espinafre (algumas folhas bastam);

-tomate (meio ou 1, depende da quantidade de outras coisas que vou colocar);

-frutas vermelhas (adoro morango, framboesa e amora, que são comuns aqui nos Estados Unidos);

-1/2 maça (uso quando tem em casa, tanto a verde quanto a vermelha);

-1 fatia de melão (gosto do cantaloupe, que deixa refrescante e docinho. Pode substituir por melancia também, mas aqui em casa não faz muito sucesso não);

-uvas (costumo usar uma palma de mão cheia);

Normalmente é assim. Nem sempre com todos os ingredientes, as vezes testo coisas novas também. Teve uma fase que usava 3 fatias de aipo, mas demos uma enjoada e parei de usar. Mudar os ingredientes e a quantidade é uma forma divertida de de diversificar, trazendo novas cores e texturas, que são sempre notados pelas crianças. Também ajuda a gente a não ficar presa, a criar mais. Dá pra incluir meia banana, pra quem gosta, por exemplo. Bastante amora deixa roxinho, cenoura e beterraba (dou uma pré-cozida antes) mudam a cor e deixam mais saudáveis também… e por ai vai.

Ah, nunca esqueça daquele toque especial: o carinho da Mamãe. 😉

Bom sucão!

sucão

One thought on “Receita de Mãe – Sucão da Mamãe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s