Tudo bem também

por Rita Durigan

A mesma mãe que se orgulhou da Fantasia no improviso (uma camiseta customizada com poucas coisas que tinha em casa) feita pra filha ir na comemoração da escola, que gosta de fazer em casa, reciclar, construir junto, é a mãe que saiu pra comprar uma blusa e um enfeite de cabelo verdes e prontos na última terça-feira, porque na sexta as crianças iriam pra escola de verde, celebrando o St. Patrick’s Day. Em português, Dia de São Patrício da Irlanda.

Os países que tem o inglês como idioma oficial celebram todo dia 17 de março a morte do padroeiro da Irlanda. As pessoas se vestem de verde, vão às ruas em desfiles, saem pra beber (bastante, um dos símbolos é a caneca de chopp).

Algumas cidades colorem os rios de verde – dizem que sempre com algo não poluente. Celebrações à parte, o fato é que quando essa mãe recebeu o aviso de vestir a filha de verde, estava em uma semana cheia. Vasculhou o guarda-roupas e não encontrou nada verde. Estava sem disposição pra improvisar, resolveu facilitar.

Foi a uma loja de coisas baratas, procurou pela arara de camisetas em promoção e comprou uma verde, sem dizeres específicos da data, e uma tiara de trevo de 3 folhas, símbolo da comemoração religiosa já que para São Patrício da Irlanda representava a Santíssima Trindade, mas que hoje também representa a boa sorte. Ou Good Luck! A filha estava junto e concordou que poderia usar bastante depois. Aliás, usou no dia da compra mesmo. Afinal, criança não precisa de data para vestir o que gosta.

Essa mãe sou eu. Que aprende todos os dias que tudo bem não seguir regras e estar disponível para fazer tudo do jeito que gosta de fazer o tempo todo. Que maternar é ajustar as necessidades de forma que nada pese tanto. Que é importante encontrar o equilíbrio entre agenda, orçamento e disposição, pesando sempre as prioridades e valores. E que tem buscado meios de viver o mais próximo do que acredita, sem se cobrar tanto – o que não é tão simples assim e que trouxe pra cá por ser um processo que está vivendo – quando escolhe as opções mais simples e acessíveis, que nem sempre são as idealizadas.

Happy St. Patrick’s Day! 🇮🇪

Feliz Dia de São Patrício da Irlanda! 🇮🇪

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s