O que gostamos – O Parque dos Sonhos (filme)

por Rita Durigan

“O parque dos sonhos” – ou “Wonder Park”, aqui nos Estados Unidos -, é um filme que trata temas como presença dis pais na infância, acontecimentos que mudam tudo, medo, solidão, amizade e coragem. E como lidamos com isso.

O filme tem situações divertidas, mas tem momentos tristes ou mais tensos que emocionam as crianças. Os adultos também. Pelo menos eu chorei bastante comparando com situações reais. Talvez só seja/esteja mais sensível.

Não acho que é um filme para crianças muito pequenas. Eu diria que de uns 5, 6 anos para mais. Talvez meio complexo pra menores.

Ele também traz uma questão mais adolescente, da primeira paixão, que não precisava. Uma simples amizade sincera caberia melhor ali, já que o filme trafega num universo muito infantil, da imaginação.

Aliás, esse é o ponto onde o filme me pegou. O espaço, estímulo e valor que se dá à imaginação da criança. E o papel dos pais na formação dos pequenos.

Como mãe, me fez lembrar que valores são construídos diariamente, a toda hora, em nossos filhos. E que, por mais que não pareça o tempo todo, eles estão sendo plantadinhos em seus coraçõezinhos como sementes prontas para brotar na hora que for necessário.

Ficou curioso? Veja o trailer, que nem gostei tanto. Gostei mais do filme. Ah, ele me lembrou um pouco “Inside Out”, ou “Divertidamente”, no Brasil, na construção da história. Se eu fosse crítica de cinema diria que “O Parque dos Sonhos” deixa algumas pontas desamarradas. Mas nada que o impeça de passar mensagens importantes de serem conversadas com as crianças. Aqui rendeu um bom diálogo sobre como mudamos o jeito de ver as coisas quando estamos com medo. E como podemos transformar a realidade em volta da gente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s