Receita de Mãe – crianças que enjoam em viagem

por Rita Durigan

Eu fui criança que enjoa em viagem e minha filha também é. Na verdade, enjoo até hoje. Carro, van, ônibus, barco, até avião. E acabei desenvolvendo algumas técnicas pra ajudar nessa missão. Vou fazer um check list que pode te ajudar, se vocé é mãe de crianças que também passam por isso. 😉

1) Nunca saio de casa pra viajar em um desses transportes sem trocas de roupa pra nós duas. Principalmente a blusa. Já usamos algumas vezes.

2) Sacola plástica nunca é demais: pra guardar a roupa suja e pre vomitar dentro. Mas tem que estar à mão. Confira se não está furada, e tenha sempre mais de uma. Eu prefiro sacolas normais de supermercado, que abrem bem e dá pra proteger bastante e evitar sujeira maior – aqueles saquinhos de avião, por exemplo, são pequenos.

3) Evite dar iogurte, leite ou banana antes de viajar. Eu sempre dava banana, até descobrir que é uma fruta causadora de enjoos em carros. Uva também não deu certo por aqui. Hoje prefiro maça, biscoitos tipo água e sal e água, muita água. Mas também é preciso observar e respeitar sua criança, afinal, cada organismo reage de um jeito.

4) Tenha lenço umedecido e normal, ou guardanapo, à mão. E em boa quantidade.

5) Se possível, tenha uma escovinha e creme dental da criança para usar e tirar aquele gosto ruim da boquinha. Doces e balas não seriam uma boa opção depois do ácido que o estômago joga com o vômito. Ou peça que a criança enxagüe bem a boca com água mineral. Já ajuda.

6) É importante deixar claro pra todos, principalmente para a criança, que isso é normal, muita gente passa por isso, e ela não tem culpa de nada. Porque eles costumam ficar tristes quando veem a confusão gerada. Mas eles já não estão se sentindo bem fisicamente e, obviamente, não escolheram isso. Pra que aumentar a culpa dos pequenos?

7) Eu, particularmente, nunca dei remédio. Prefiro formas naturais de resolver esse tipo de situação, principalmente com criança. Se esses remédios já são fortes pra nós, adultos, imagina para uma criança?!

8) Por aqui não rola celular ou tablet. Mas se rolasse, evitaria porque muita criança enjoa com mais facilidade vendo ou lendo. Aliás, mesmo os livrinhos que a gente costuma levar pros lugares a gente evita no carro, pra não enjoar.

9) E relaxe. Não vai acontecer sempre e não vai ser isso que vai estragar sua viagem, certo?! Não importa se vai ser longa ou curta. Curta!

*A foto foi tirada em Jerusalem, do lado de fora da Cidade Velha em 24 de abril de 2019.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s