por Paty Juliani
Edith Derdyk é artista plástica, ilustradora e educadora https://www.facebook.com/edith.derdyk. Já participou de diversas exposições e realizou várias instalações individuais e coletivas, no Brasil e em outros países. Ilustrou muitos livros e gerencia, hoje, dois projetos: Bagagem – caminhada como prática poética https://www.facebook.com/Bagagem-caminhada-como-prática-poética e Catopleia https://www.facebook.com/catopleia/.
Conheci Edith na USP, onde ela iria ministrar 3 (três) encontros de desenho para educadores. Desde lá, acompanhado de perto tudo que ela produz porque fiquei arrebatada por sua força, talento e arte. Foram apenas 3 (três) encontros de uma intensidade infinita. Assim, Edith é referência para uma educação libertadora e, trazê-la para minhas filhas foi natural.
Ela já ilustrou alguns livros infantis mas, o que trazemos hoje aqui é o livro “Nuvem Feliz”, com texto delicado da poeta, compositora e tradutora Alice Ruiz.
A paranaense Alice Ruiz http://www.aliceruiz.mpbnet.com.br possui uma vasta produção literária e musical: já compôs mais de 50 músicas, com parceiros como Itamar Assumpção e Arnaldo Antunes. Ela publicou seu primeiro livro aos 34 anos e o livro seu “Dois em Um” venceu o Prêmio Jabuti 2009 na categoria de Poesia.
– Mamãe, quantos riscos!!!!!
Bingo! Edith e suas linhas. Linhas que escrevem, desenham e ultrapassam a métrica. A alegria de falar sobre elas, seu contornos, limites (ou ausências de), com as crianças é necessário e enriquecedor.
O livro “Nuvem Feliz”, foi publicado originalmente em 1986 e ganhou nova edição da Editora 34, em 2010. Uma prosa poética que fala sobre as nuvens e seus temperamentos, mas também sobre como elas sabem o que devem fazer e quando.
“…quando a nuvem chora, chora pra valer,
chora tanto que se chora toda
e, assim, de tanto chorar,
ela chove e aí desaparece,
que nuvem nunca morre,
vira chuva, evapora
ou vai embora”.
“Nuvem Feliz”
Autor: Alice Ruiz
Editora: 34
Páginas: 36