por Rita Durigan
Por mais que você acostume as crianças desde cedo a comer coisas saudáveis, nem sempre elas vão gostar de tudo. Essa receita de Arroz de Cor é uma alternativa pra ajudar a incluir beterraba, espinafre e brócolis na alimentação, de forma divertida. Confesso que aqui deu certo por um tempo. Hoje, o arroz branco volta no topo da preferência. Mas as vezes arrisco ainda e vai.
A ideia é seguir sua receita tradicional de arroz branco, e vou explicar onde incluir a beterraba, o espinafre e o brócoli pra dar cor e deixar o arroz enriquecido. Você pode brincar também de dizer que é o arroz de personagens que as crianças gostam. Exemplos: o de beterraba pode ser da Pop (Trolls). Os de espinafre ou brócolis, do Lagartixo (PJ Masks), do Hulk ou do Lanterna Verde. Enfim, use a imaginação e vamos tentar complementar a alimentação dos pequenos.
Arroz de Beterraba:
Para uma panelinha que serve umas 6 refeições, coloco uma beterraba pequena. Tiro a casca, corto em rodelas finas e coloco por cima do arroz, de forma que fique coberta por água. Deixo o arroz cozinhar em fogo bem baixo, pra dar tempo da beterraba cozinhar também e soltar bastante líquido no arroz.
Quando o arroz estiver pronto, você pode tirar e servir separado as rodelas cozidas de beterraba, ou cortar em cubinhos e decorar o arroz com ela (se a criança gostar).
Arroz de Espinafre:
Pique bem pequenininho as folhas de espinafre (para uma panelinha que serve 6 refeições de arroz, pode usar uma colher de sopa cheia de espinafre picadinho). Espere a água de cima do arroz começar a baixar e coloque o espinafre quando ainda ficar coberto pela água. O esfinafre vai ficar por cima e soltar o líquido no arroz. Se a criança não gostar muito de folha, pegue a parte de baixo do espinafre, sem as folhas. Se gostar, ótimo. Misture e aproveite.
Arroz de Brócolis:
Pique o talo do brócoli bem pequenininho, junto com a cebola e o alho – se é que você usa isso para temperar – e refogue junto. Faça o arroz normalmente e quando a água já tiver começando a evaporar, coloque a parte da flor + folhas do brócolis (corte para não ficar tão grande) sobre o arroz e deixe cozinhar em fogo bem baixo. O brócolis pode ser consumido separado depois, ou misturado com a arroz.
Escrevendo aqui, fiquei tentada a tentar o arroz de cenoura. Alguém já fez algo parecido? Vou usar o exemplo da beterraba e testar.
Bom apetite!