Você gosta de ter rotinas?

por Rita Durigan

IMG_9512Há um tempo percebo como as rotinas, neste mundo atribulado, fazem diferença na vida da gente. Não só na minha, que mudou muito desde que adotei algumas, mas na de algumas amigas também. Mas não aquelas que te engessam, te atribulam, te sufocam. Aquelas que te liberam e te permitem viver melhor. As que acabam tornando-se rituais.

Rotina para me exercitar, por exemplo, que é algo que me faz bem física e mentalmente e deixa meu dia mais produtivo.

Desde que comecei a fazer da atividade física a primeira coisa do meu dia, nunca mais parei. Acordo bem cedo, é verdade. Por volta das 5h40 da manhã. Mas meu corpo já acostumou e não espera mais pelo despertador. Claro que tem dias que tenho vontade de ficar mais na cama, mas penso nos benefícios de manter essa rotina e simplesmente vou. E fico grata a mim mesma por isso.

O acordar cedo também me permite curtir a casa em silêncio. Gosto de coar meu café, pegar uma das minhas xícaras e saborear, enquanto olho a noite e as luzes que se harmonizam com a escuridão.

O corpo, claro vai pedir pra dormir mais cedo. E eu obedeço. E funciona pra mim. Pode ser que, pra você, funcione dormir mais tarde e acordar mais tarde. Vale testar e encontrar a sua rotina.

Sou também dos cheiros, óleos essencias e dos chás. Tenho os que uso pela manhã, ao longo do dia e a noite. Tudo em harmonia e a favor do que meu corpo precisa.

No final do ano passado ganhei um planner, desses tipo agenda mas mais focado na organização, e amei. Eu, que estou tentando cada vez menos ficar conectada ao celular, passei a colocar tudo no papel – e a deixar de andar cheia de bilhetinhos pra mim que se perdiam esquecidos na bolsa.

No início do ano fui programando os acontecimentos principais em todos os meses. Sempre que surge algo novo, anoto. Toda noite organizo o dia seguinte, revejo prioridades, me agradeço pelo que foi feito, repenso o que não foi. São 5 minutinhos que me permitem dormir tranquila, ciente do que tenho para amanhã. Domingo à noite revejo a semana, que tem dias bem diferentes, mas possíveis de serem organizados dentro da espinha dorsal da minha rotina.

Uso lápis e borracha para apagar. Uso caneta e me permito rabiscar para mudar a rota ou para anotar o que foi totalmente diferente do que pensei que seria.

Quer saber?! As coisas têm fluido mais. O tempo parece que aumentou. Tenho lido mais livros, cuidado mais da saúde, dedicado mais tempo de qualidade para minha filha e para criar e manter suas rotinas (essenciais para uma infância saudável física e mentalmente), amigos, família, e até sobra um tempinho pra decidir coisas de última hora, dessas que fazem bem. Tenho ajustes a serem feitos ainda, eu sei. Mas sei também que estou no processo e isso me tranquiliza. 

E se tem algo de que tenho sentido falta é de estar aqui. Escrevendo e pensando nessa missão do Criar. Passei um tempo distante daqui pra me reencontrar em outros espaços. Um tempo que nós 3 estávamos nos reencontrando também, em busca de afazeres com valores; como mães de crianças maiores que estão cada vez mais Criando Asas.

Não paramos de nos falar, de pensar, refletir. Nós 3 somos essenciais umas as outras. Mas eu, particularmente, deixei de escrever. Um período quase sabático em que estive organizando algumas ideias, assumindo outras responsabilidades.

Senti falta. E voltei. Está nos planos, planejado. Que vire rotina de novo. E que eu possa voltar aqui com a frequência que me faz feliz. 

E você, gosta de ter rotinas?

 

Gosta do nosso conteúdo? Quer nos ajudar a manter essa plataforma de diálogo sobre o maternar?
Colabore em R$: catarse.me/criarcomasas
Colabore em U$: patreon.com/criarcomasas
 

2 thoughts on “Você gosta de ter rotinas?

  1. Renata Vieira diz:

    Adorei amiga! Eu curto uma rotina e tbm tenho esse planner, que funciona super bem pra mim! Nesse mundo cão, precisamos, mais do que nuca, nos manter organizados para as coisas fluírem. bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s