Em tempos de desafios

por Rita Durigan

Não é de hoje que educar e orientar filhos, crianças e adolescentes, é um desafio para mães, pais, cuidadores e educadores. Cada qual em sua era, época, realidade ou fase.

Saber o que dizer, o que fazer, como fazer, não é assim tão simples quando o assunto vem pra dentro das nossas casas. No entanto, se somos um desses responsáveis por crianças ou adolescentes, nossa missão é estar alerta, vigiante e conectado. Não como costumamos estar, lendo as “notícias” e assistindo vídeos assustadores que nos desesperam, enquanto algo parecido acontece ao nosso lado; enquanto nossas crianças repetem algumas vezes nosso nome, em busca de atenção, de conexão. Ou, se quer percebem nossa presença pois também estão em seus universos paralelos dos quais não fazemos parte e cada vez menos faremos.

Se eu tivesse a receita estaria tranquila e talvez nem me preocupasse com esse assunto. Mas é responsabilidade de todos nós, como sociedade, e muito mais como mães, pais, criadores e/ou educadores, compreender que a infância e a adolescência precisam de cuidados, de atenção, de conversa, de toque, olho no olho. Aliás, o ser humano precisa disso, precisa se reconectar.

Estamos carentes. Estamos raivosos. Estamos sozinhos num emaranhado digital e de afazeres que nos distanciam da nossa essência. E quando aparecem desafios que podem ferir fisicamente nossos filhos, o desespero é geral. A sensação de que perdemos o controle se generaliza e não sabemos o que fazer, trancados em nossos quartos com nossos celulares em punho.

A vida acontece num piscar de olhos, é orgânica. Os desafios mudam.

A foto da família perfeita no Facebook e Instagram não mostra as cenas anteriores e posteriores a ela. E são esses momentos que precisam da nossa atenção.

*Talvez você queira ler também: Estamos preparados para isso?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s