Elas estão de olho, elas podem, elas sabem.

Por Dede Lovitch

Legitimar as ações, criações e percepções de uma criança, é dar asas à sua autonomia, gerando um caminho à confiança e à auto-estima.

As crianças têm seu lugar de fala na sociedade, ou melhor, teriam um lugar de fala se assim permitíssemos. Mas acreditamos na nossa capacidade de resolver e escolher tudo por elas. Acreditamos na nossa superioridade baseada nos anos de vida, na nossa “adultez”… Quanta contradição, nós adultos infantilizados e medrosos, forrados e encapados de moral, que a todo momento somos arremessados à vida real pelas crianças, nos deparamos com situações imprevistas, inimagináveis, nunca antes estudadas. Porque sim, estudamos e escrevemos sobre as crianças, daqui, daqui do nosso ponto de vista, de fora pra fora, não tem nada de dentro, só o fora que importa.

Meus amores, criança é dentro, dentro da alma, dentro do corpo, dentro de nós, dentro do mundo.

O vídeo abaixo revela uma percepção de duas crianças. Minha participação foi segurar o celular para gravar o vídeo e sugerir o nome como Manisfesto, eles queriam colocar protesto, o qual acho bem apropriado, mas sugeri manifesto pela sonoridade e história que a palavra carrega. Toda edição do vídeo e escolha de fotos e música foi deles.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s