Por Paty Juliani
“O que gostamos” é um espaço dentro de nossa plataforma, onde compartilhamos dicas de livros, músicas, filmes e eventos culturais para as crianças e toda a família.
Mas “o que gostamos” de hoje será um pouco diferente, porque as dicas vieram de maneira transversal, ou seja, de outra mãe. Num encontro lindo e muito significativo que ocorreu no episódio “volta às aulas na pandemia” do nosso podcast (se você não ouviu, corre lá:
A primeira convidada de nosso podcast, Giane Sales Mota, além de doutora em Educação e Pedagoga, desenvolve um trabalho de mediação de leitura e literatura infantil, junto com sua parceira e amiga Maria Cristina Perez Vilas, chamado Devir Assessoria Educacional http://www.devireducacional.com.br/. E, a gente, não poderia perder a oportunidade de trazer suas indicações também dentro desse espaço, que foi criado justamente com essa finalidade.
Giane trouxe dois livros belíssimos, que tenho em casa e já li com minhas filhas, onde a infância é a protagonista e tem esse lugar da delicadeza e da transformação.
“A mercadoria mais precisa”, de Jean-Claude Grumberg, da editora Todavia, é um conto sobre o Holocausto, onde a criança vem como um presente para uma família que muito a espera. E, “O menino dos pés de barro”, de Andrea Lopes, da Editora Saíra Educacional, que conta a história de um menino, uma árvore e o seu quintal.
Nas palavras dela, esses são livros (ou delicadezas) que a gente precisa ter “para ouvir criança e entender que elas são sujeitos históricos e de direito não apenas no papel, mas no dia a dia. E a gente precisa, enquanto adulto, defender e garantir esse lugar”.
“O que gostamos” de hoje vem com a força das histórias, porém regadas com a potência do bom encontro.