O que gostamos – crianças, amigos e natureza

Por Paty Juliani

Estar com as crianças na natureza, com amigos, é um convite à novas e constantes descobertas. Um convite à exploração e brincadeiras.

Seja no mar, no rio, na mata, no morro ou na cachoeira, a alegria que as crianças compartilham, movimentando seus corpos w alimentando suas imaginações contagiam os adultos. 

Elas nos mostram que a conexão com o espaço e a exploração do mesmo é algo inerente à nossa própria essência. E que nossas faltas estão diretamente relacionadas aos nossos excessos.

“Existe toda uma progressão de habilidades psicomotoras que depende dessa vivência do lado de fora. A natureza traz também percepção espacial e temporal e ajuda a desenvolver a curiosidade e a criatividade. Uma criança que tem esse contato dorme melhor, come melhor, se exercita melhor e tem relações afetivas melhores. Tirar a natureza delas é tirar parte da alegria de viver.”, nos ensina Evelyn Eisenstein, professora aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenadora do grupo de pesquisa Saúde na Era Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Assim, quando der, puder ou quiser, experimente estar com elas e amigos junto à natureza – num sítio, num rio ou no mar. A experiência é sempre transformadora.

Fotos de Bernardo, Constance, Giulia e Paola, tiradas na Praia do Bonete, em Ilhabela, em janeiro de 2021.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s